“Educação.doc” apresenta boas expêriencias na educação brasileira

A Laís Bodanzky é uma cineasta versátil. Além de dirigir destaques na filmografia brasileira contemporânea, como “Bicho de Sete Cabeças” e “As Melhores Coisas do Mundo”, ela também se envolve em projetos que apostam nos diálogos entre cinema e educação e fomento do audiovisual do país.

Um dos mais recentes projetos da diretora é “Educação.doc.”, uma série documental que relata experiências de excelência na educação pública brasileira. Junto ao diretor Luiz Bolognesi, ela rodou o Brasil entrevistando alunos, professores, intelectuais e comunidades afim de entender como essas escolas de diferentes realidades socioeconômicas conseguiram superar determinadas dificuldades e construir um bom exemplo de escola pública.

Confira a série completa:

Episódio 1 – Levanta o Braço

A Chapada Diamantina é uma região pobre, localizada no interior da Bahia e que está chamando a atenção dos especialistas, pela surpreendente qualidade do ensino em 20 municípios da região.
Tudo isso tem uma explicação muito especial: eles conseguiram que as mudanças na política, não interrompam os projetos na educação.

Escolas convidadas: E.M. de Caimbongo (Ibitiara) e E.E. Prof.ª Ivani Oliveira (Seabra)

Episódio 2 – Diretor de Harmonia

Além de se abrir para a comunidade, a Escola Municipal Presidente Campos Salles está dando uma aula de democracia. Localizada em uma das maiores favelas de São Paulo em Heliópolis, essa escola sem muros, está conseguindo virar o jogo na luta contra a violência.

Enquanto em Andaraí, no Rio de Janeiro… a Escola Municipal Epitácio Pessoa precisa pedir para os alunos irem para casa, porque lá eles gostam mesmo é de estudar!

Episódio 3 – Eu Acredito

Em uma pequena cidade de economia rural, em um dos estados mais pobres do Brasil, a Escola Augustinho Brandão em Cocal dos Alves (PI), já acumula dezenas de medalhas em Olimpíadas de Matemática e Química, e prêmios nacionais de astronáutica, astronomia e física. No Enem, está acima da média nacional.

Já as escolas Raimundo Pimentel Gomes – CAIC (Sobral/CE) e Santa Rita de Cassia (Foz do Iguaçu/PR), pertencem a dois municípios que zeraram a evasão escolar e conseguiram índices de primeiro mundo!

Episódio 4 – Linha na Pipa

No Rio de Janeiro, em Padre Miguel, uma escola está conseguindo diminuir a taxa de abandono escolar. O Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón inova em suas aulas, criando projetos que deixaram os currículos mais atrativos e lá os alunos gostam da escola!

Episódio 5 – Escola do Futuro

Como será a ESCOLA DO FUTURO?
Neste episódio, os cineastas acendem os holofotes para uma importante reflexão: como será a escola daqui a 50 anos? Quem responde são professores, alunos, diretores e pensadores.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s